Projetos

COLÉGIO ESTADUAL ALFREDO DUTRA

PROJETO LITERATURA DE CORDEL E INTERDISPLINALIDADE

PROFESSORES: Maria Ivone Carneiro Araujo
Adriana Correia Rodrigues  
Daniel Fernandes Lima

(Elaboração2009/2010Aplicação)
SUMÁRIO
1.      PROBLEMÁTICA
2.      PALAVRA CHAVE
3.      TEMÁTICA
4.      JUSTIFICATIVA
5.      FUNDAMENTAÇÕES TEÓRICAS
6.      OBJETIVOS (GERAL; ESPECÍFICO)
7.      METODOLOGIA
8.      CONTEÚDOS/ ÁREA DE CONHECIMENTO
9.      PÚBLICO ALVO
10.  CRONOGRAMA
11.  RECURSOS
12.  AVALIAÇÃO
13.  REFERÊNCIAS
14.  ANEXO

1.    PROBLEMÁTICA
Durante as aulas do ensino fundamental observamos que os alunos não tem conhecimento da riqueza literária do Nordeste brasileiro, a literatura de cordel, que pode  ser aplicada  em uma diversidade de conhecimentos interdisciplinar.
Não é uma situação exclusiva literária, considerando que esta modalidade de cultura apresenta de várias formas, oral, escrita, declamada, e cantada, entende-se que ela apresenta inúmeras possibilidades pedagógicas aos alunos  em possibilitar um mergulho em eixos temáticos culturais, sociais e político de maneira regional,e popular.

2.    TEMÁTICA
Desenvolver um trabalho interdisciplinar, buscando resgatar a literatura de Cordel.

3.    JUSTIFICATIVA
Possibilitar  aos alunos do ensino fundamental da 6ª a 9ª série,  um mergulho literário, com uma diversidade de personagens, ritmos, temas, imagens, versos, rimas e prosas, oriundos da cultura popular que possibilita o aproveitamento pedagógico. Resgatar o Cordel na sala de aula é valorizar o gênero Cultural.

4.    FUNDAMENTAÇÕES TEÓRICAS
Desde o século XVII foi utilizado o cordel como uma forma de baixo custo para divulgação das idéias, pensamentos, que fossem acessíveis a grande parte da população, principalmente de baixa renda. Eram divulgado e vendido em praças, feiras livres, portas de mercados, como até hoje no Brasil acontece, e sues autores o cantam, recitam, declamam tornando os seus folhetos atrativos, com sátira, e divertidos.
Foram os colonizadores quem trouxeram o cordel para o Brasil, em folhas esparsas e até em manuscrito. Com o aparecimento da tipografia divulgou a literatura de cordel no Nordeste.
Os portugueses traziam na memória os versos que decoravam e chegando ao Brasil, os transmitia de forma oral repassando a cultura.
O Cordel desenvolve várias habilidades:
  • A atenção e concentração;
  • Planejamento de idéias;
  • Criatividade;
  • Linguagem;
  • Conhecimentos gerais e populares;
  • A memória;
  • Inteligência;
  • Vontade de falar, o autocontrole e paciência;
  • O raciocínio, e organização de pensamento;
  • Postura em falar em público
  • Xilogravura.

1.    OBJETIVOS:
5.1.GERAL:
Visando implantar na Unidade Escolar (CEAD) a prática da literatura de cordel na comunidade escolar, favorecendo o desenvolvimento literário, poético e cultural, contribuindo uma melhor harmonia intelectual e educacional, diante da falta de integração entre várias manifestações culturais e a própria educação.

5.2 – ESPECÍFICOS:
  • Resgatar a cultura Nordestina de maneira lúdica e poética;
  • Desenvolver as interrelções pessoais da comunidade escolar em geral;
  • ·         Desenvolver o espírito decisivo e a criatividade;
    ·         Desenvolver potencialidades intelectuais dos adolescentes;
    ·         Promover a determinação e a imaginação no processo de criatividade;
    ·         Promover a integração entre as diversas manifestações culturais;
    ·         Permitindo que os alunos desenvolvam e assumam atitudes próprias, dando oportunidade à integração, satisfação pessoal, valorização e integrando plenamente em seu grupo social.
    ·         Desenvolver a capacidade e criatividade da xilogravura na contextualização.

    1.     METODOLOGIA
    O projeto literatura de cordel na Unidade Escolar (CEAD) será desenvolvido através das seguintes atividades:
    • Pesquisas - por estudos bibliográficos os quais tiveram objetivo o resgate da literatura  de cordel;
    • Contato inicial dos alunos com os folhetos, imagens, e forma.
    • Produção de textos sobre a iniciação gramatical dentro dos aspectos de estruturação da        literatura de cordel;
    • Produção de texto no qual, os alunos desenvolvem sua própria escrita, baseando-se em estudos literários do cordel que a ele foi passado;
    • Feiras e apresentação da literatura no pátio da Unidade Escolar;
    • Criação de um calendário para que as apresentações  possam ser ministradas e desenvolvidas
    • Conscientização da prática da literatura de cordel na Unidade Escolar;
    • Divulgação através da rádio escolar, cartazes,  faixas;
    • Convites aos poetas da comunidade e da Academia de Letras da Cidade.
    Para efeito didático o trabalho será dividido em três momentos distintos:
    • Fruição - Contato inicial dos educandos com os folhetos, suas imagens formas e origens. 
    • Desenvolvimento - O trabalho de contextualização sobre a cultura e a iniciação gramatical dentro dos aspectos de estruturação da literatura de Cordel, através de pesquisas e entrevistas com os poetas da terra.
    •  Momento de produção - Os educandos desenvolverão sua própria escrita, utilizando-se dos recursos literários do Cordel, que foram estudados, pesquisados e passados através das entrevistas.

    2.    CONTEÚDOS/ ÁREAS DE CONHECIMENTO.
    Favorece o trabalho de desenvolvimento da interdisciplinaridade em vários temas ligados à educação, e em cada tema, teremos os seguintes assuntos a serem trabalhados:
    • Linguística: O desenvolvimento da redação e contextualização poética.
    • No lazer: Desenvolver a capacidade e criatividade de cada tema interdisciplinar de forma lúdica.
    • Na expressão: Analise de representações oral, visual e escrita, com interpretações.
    • Manifestação artística: Estética e composição de apresentações, criatividade, fruição, regras e diversidades culturais.
    • Na formação pedagógica: Temas relacionados à literatura, português, história, geografia, matemática, religião, e outras com objetivo interdisciplinar a fim de avaliarmos o auto controle, auto crítica, auto estima e auto avaliação.
    Do ponto de vista pedagógico o Cordel, desenvolve várias capacidades do desenvolvimento cognitivo, tais como:
    • Raciocinar e jogar com as palavras, para alcançar rimas e prosas.
    • Variedades de elementos de conhecimentos gerais e populares, identificando os costumes e cultura regional.
    • Integração do lúdico ao real em situações de conhecimentos geral e expressivo.
    • Promover a capacidade do indivíduo se apresentar em público.
    • Desenvolve o dom de oratório expressivo.

    3.    PÚBLICO ALVO
    ·         Todo o corpo docente e discente da unidade escolar;
    ·         Artistas da terra, através de entrevistas;
    ·         Família;
    ·         Funcionários;
    ·         Direção;
    ·         Comunidade.

    4.    CRONOGRAMA
                Será uma atividade oferecida e praticada em sala de aula com a interdisciplinaridade, sendo os horários efetuados em cada disciplina seguindo o cronograma de aula da unidade escolar.
    Para apresentações expositoras e oral, solicitar da unidade escolar um horário específico, a fim de executar o projeto.
    • Cronograma aula;
    • Horário específico;
    • Início do começo do trabalho - ano 2010;
    • Término do trabalho - dezembro de 2010

    5.     RECURSOS
    Humanos: Professores, alunos, comunidade em geral, Academia de Letras, artistas da terra e familiares.
                Físicos: Espaço físico da unidade escolar como: pátio, sala de aula, auditório, praças públicas.
                Materiais necessários: Tintas, papeis, livros de Cordel, Barbante, argila, madeira, estilete, sovela, tesoura, cola, lápis, caneta, pincéis, papel machê, emborrachado, e outros.

    6.    AVALIAÇÃO
    O trabalho será realizado para os alunos da 6ª à 9ª do ensino fundamental, da unidade escolar do Colégio Estadual Alfredo Dutra, realizando atividades avaliativas interdisciplinares, em seus aspectos cognitivos, afetivos e culturais nas seguintes etapas:
    • Constate e contínua, desde o processo das pesquisas;
    • Observações diretas do desenvolvimento da criatividade e comportamento dos alunos;
    • Integração do trabalho desenvolvido;
    • Reconhecimento da riqueza literária de Cordel;
    • Valorização e resgate da cultura popular;
    • Manifestações de desenvolvimento cultural, aliados a aprendizagem dos alunos;
    • Pontuação escrita e oral com 70% de acertos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário