Esta atividade pode ser trabalhada com os alunos do 6º ano ao 9º ano
INTRODUÇÃO:
Este projeto pode ser executado pelos alunos dentro do Laboratório de Informática. Cada aluno escolherá sua dupla ou trio.
Num primeiro momento, ter uma conversa informal sobre a importância da escola para nossas vidas. Comentar sobre os diferentes espaços físicos existentes, para que servem e como preservá-los.
Os alunos poderão anotar dados da escola, tirar fotografias, buscar através de fotos antigas o resgate da memória de nossa escola, como era antes e depois incluir todo seu levantamento de dados em PowerPoint.
Junto a estes levantamentos de dados, faremos também entrevistas de algumas pessoas que trabalham ou estudam na escola.
Para as entrevistas, conversa informal sobre quem entrevistar, que tipo de perguntas fazer e como nos posicionar frente à câmara de vídeo.
Os alunos poderão anotar dados da escola, tirar fotografias, buscar através de fotos antigas o resgate da memória de nossa escola, como era antes e depois incluir todo seu levantamento de dados em PowerPoint.
Junto a estes levantamentos de dados, faremos também entrevistas de algumas pessoas que trabalham ou estudam na escola.
Para as entrevistas, conversa informal sobre quem entrevistar, que tipo de perguntas fazer e como nos posicionar frente à câmara de vídeo.
JUSTIFICATIVA:
Este projeto visa esclarecer aos alunos todo o início de nossa escola, sua história e trajetória por estes tantos anos, tendo como finalidade inicial, incentivar o aluno a conhecer melhor a sua escola, para que ele consiga delimitar seu espaço e respeitar o espaço do outro.Toda escola tem sua história, sua memória , que ás vezes um pouco esquecida pelo tempo,e deve ser resgatada de forma a esclarecer e dar a oportunidade para a comunidade escolar saber sobre a sua trajetória desde o inicio, a verdadeira história de nossa escola tão querida por todos.
OBJETIVOS:
- Trabalhar a importância da escola para a nossa vida
- Desenvolver a noção e organização dos espaços físicos da nossa escola
- Desenvolver noções de comportamento dentro da escola, em relação aos professores, colegas, funcionários,direção, e demais pessoas que circulem nela.
- Desenvolver o gosto pela pesquisa, o trabalho em grupo bem como dividir a s tarefas.
- Desenvolver a curiosidade e a criatividade ao utilizar equipamentos de mídia- máquina fotográfica e filmagem.
- Desinibição ao entrevistar.
- Sair do ambiente de sala de aula e explorar outros ambientes.
RECURSOS:
- Desenvolver a noção e organização dos espaços físicos da nossa escola
- Desenvolver noções de comportamento dentro da escola, em relação aos professores, colegas, funcionários,direção, e demais pessoas que circulem nela.
- Desenvolver o gosto pela pesquisa, o trabalho em grupo bem como dividir a s tarefas.
- Desenvolver a curiosidade e a criatividade ao utilizar equipamentos de mídia- máquina fotográfica e filmagem.
- Desinibição ao entrevistar.
- Sair do ambiente de sala de aula e explorar outros ambientes.
RECURSOS:
- Laboratório de Informática
- Aplicativos:
Maquina fotográfica
Máquina filmadora
Pesquisas na biblioteca para levantamento de dados
RESULTADO FINAL:
- Aplicativos:
Maquina fotográfica
Máquina filmadora
Pesquisas na biblioteca para levantamento de dados
RESULTADO FINAL:
Cada dupla fará sua apresentação no datashow para os demais colegas, nas aulas de informática.
AVALIAÇÃO:
AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados conforme sua dedicação, interesse nas atividades propostas e respeito ao ambiente escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário