A plataforma Moodle valoriza estratégias de ensino
criativas, participativas e funcionais.
Ferramentas utilizadas no Moodle e as suas possibilidades
na inserção dos recursos e atividades:
o Arquivo
Documento com assunto específico digitalizado no computador ou retirado da Internet que pode estar dentro ou não de uma pasta.
o Base de dados
As bases de dados têm algumas semelhanças com o Glossário, mas dão mais liberdade ao professor para criar campos específicos a serem preenchidos pelos alunos. Pode ser um repositório de vídeo, de recursos educativos, de papers ou fotos, pesquisável e ordenável por categorias.
Pode ser uma atividade de organização demasiado complexa para iniciantes em Moodle
o Chats
Ferramenta de comunicação síncrona que pode ser utilizada para realizar debates entre professor e alunos com hora marcada o Chat
O Chat permite uma comunicação escrita síncrona, em tempo real, entre professores e alunos. Pode ser útil como espaço de esclarecimento de dúvidas, ou para um bate-papo com um convidado, por exemplo. A sessão de chat pode ser agendada, com horário de início e fim ou entre pessoas que estiverem acessando o ambiente no mesmo instante, que é sinalizado pelo bloco “usuários online” do moodle. Os registros do chat ficam disponíveis para consulta posterior. Quando bem sucedido, pode ter impacto na aprendizagem.
Questões a serem consideradas antes de abrir um chat:
• Viabilidade de cumprir horário fixo entre todos;
• Número de participantes por moderador ou professor;
• Necessidade de um moderador, que selecione as questões mais importantes e facilite a organização da discussão;
• Obrigatoriedade de participação;
• Teor e profundidade do conteúdo abordado;
• Características do grupo: familiaridade com atividades on-line, disposição à comunicação e colaboração, bom entrosamento entre os participantes, entre outras.
o Diário
Esta ferramenta permite que o aluno construa textos de reflexão ou síntese de aprendizagem, que devem ser orientadas por um tutor/professor.
O estudante anota as suas reflexões, aperfeiçoando continuamente. A ferramenta é pessoal e não pode ser vista por outros alunos.
O professor pode adicionar comentários de feedback e avaliações a cada anotação no Diário.
Deve ser uma atividade realizada com intervalos regulares, por exemplo, semanal.
A elaboração rotineira de um Diário pode ser útil para a construção de portfólio ou de projeto de pesquisa, facilitando o trabalho de orientação do professor.
Embora seja possível dar uma nota ao diário, ela não é automaticamente incorporada à nota final do aluno. Para isso, deve-se acrescentá-la como novo grade item.
o Escolha
As Escolhas (enquetes) constituem oportunidade, aos alunos, de escolher uma única opção entre uma lista definida pelo professor à partir de uma pergunta.. Podem ser usadas em atividades como: coleta de opinião, inscrição em uma determinada atividade, identificação de conhecimento prévio sobre um tema específico, entre outras.
Não deve ser utilizada quando há necessidade de definir uma resposta certa. Para isso, veja sobre a ferramenta Questionário. Se a Escolha for utilizada com a finalidade de registrar inscrições, é possível definir previamente um número máximo de vagas por opção.
Mesmo que o professor decida que os alunos poderão visualizar os resultados da Escolha, é recomendável que haja um feedback, uma resposta ou comentário do professor dirigido aos alunos, que pode ser na forma de uma nova atividade, da oferta de outros materiais pertinentes à escolha, ou de novo tópico de Fórum, entre outras.
o Fóruns
Ferramenta de discussão que pode ser utilizada para promover debates através de mensagens publicadas. O envio de respostas ou não dos demais usuários e publicação de anexos, fica a critério do professor. Geralmente as mensagens são organizadas por assunto e para responder, basta clicar na opção “responder”; O Fórum é uma ferramenta de comunicação assíncrona muito versátil. É um espaço onde todos podem ver o que todos fazem, ainda que não ao mesmo tempo.
Pode servir para:
• Discussão de temas relativos ao conteúdo, com mediação.
• Mini-Blog, onde cada aluno tem um tópico para criar sua página pessoal.
• Wiki, para construção de texto de modo colaborativo.
• Mural , onde os alunos expõem seus trabalhos.
• Espaço de reflexão coletiva ou discussão de texto.
• Estudos de caso.
• Construção de trabalhos ou projetos, etc.
Os Fóruns podem ser estruturados de diversas formas (discussão geral com diversos temas/tópicos, uma única discussão, cada aluno abre apenas um tópico, perguntas e respostas). No Fórum geral, deve-se ficar atento para evitar a repetição de temas/tópicos. As mensagens podem também incluir anexos.
Os Fóruns permitem a avaliação quantitativa ou qualitativa de cada mensagem. Podem ser criados critérios diferenciados de avaliação. (escalas)
o Glossário
O Glossário do Moodle é colaborativo, isto é, todos podem inserir itens. Permite aos participantes das atividades desenvolvidas no ambiente virtual criar:
• dicionários de termos relacionados com a disciplina.
• bases de dados documentais ou de arquivos.
• galerias de imagens ou links que podem ser facilmente pesquisados.
É importante que o professor acompanhe o trabalho dos alunos, fazendo comentários e enriquecendo as definições.
Esta ferramenta demanda dos alunos um alto nível de organização, um esforço de síntese, uma postura investigativa e colaborativa, além de espírito crítico.
Pode ser usada em uma atividade de estudo de texto, onde os alunos são estimulados a publicar definições de termos constantes do texto, de arquivos, além de galerias de imagens ou links que podem ser facilmente pesquisados.
A pesquisa no glossário pode ser realizada de duas formas: por meio da ferramenta de busca no topo da página ou utilizando a barra de rolagem lateral para visualizar os termos listados em ordem alfabética. Sempre que palavras ou frases, definidas previamente no glossário, aparecem nos textos, há um link que possibilita visualizar o seu significado. Essa ferramenta também permite inserir comentários relativos a cada item postado.
o Laboratório de avaliação
o LAMS
A plataforma LAMS é composta por 3 ambientes principais: o ambiente de autoria, para a construção de sequencias de atividades de aprendizagem, o ambiente de execução, também designado por ambiente de aprendizagem e o ambiente de monitorização, a partir do qual é possível controlar e obter informações do progresso da aprendizagem.
o Lição
Com a ferramenta Lição é possível apresentar o conteúdo em um modo atraente e flexível. Consiste em um número determinado de páginas. Cada página, normalmente, termina com uma questão e uma série de possíveis respostas. Dependendo da resposta, passa para a próxima página ou é levado de volta para uma página anterior. Trata-se de uma atividade interessante para estudo autônomo, no caso de estudos dirigidos ou estudos de casos, quando é necessário tomar decisões e acompanhar seus desdobramentos. Requer roteirização detalhada e pode ser demasiado complexa para iniciantes em Moodle. As Lições podem compor os processos de avaliação.
- O ambiente virtual permite a criação de materiais para consulta e estudo, que estarão vinculados a outras atividades didáticas, como fórum, tarefa, wiki, etc. Fazendo com que o professor saiba que o aluno leu o material.
- Estimula o aluno a participar das atividades interativas, fazendo com que a navegação seja amigável.
o Pesquisa
Possibilita a realização de uma pesquisa de opinião entre os participantes da disciplina sobre qualquer tema relacionado a ela.
o Questionário
Permite elaborar questões com diferentes formatos de resposta (V ou F, escolha múltipla, valores, resposta curta, etc.) e possibilita, entre outras coisas, escolher aleatoriamente perguntas, corrigir automaticamente respostas e exportar os dados para Excel.
O criador tem apenas de construir a base de dados de perguntas e respostas. É ainda possível importar questões de arquivos txt, seguindo algumas regras.
É muito usado como exercício de fixação de conteúdos ou para avaliação breve. Permite autorizar o aluno a responder o mesmo questionário diversas vezes, aplicando ou não penalidades por tentativa. É possível permitir ou bloquear o acesso dos alunos às respostas certas.
Atenção: Primeiramente, o professor cria as perguntas do lado direito da tela. Depois, seleciona-as e transfere-as para o lado esquerdo, construindo então o questionário.
o SCORM/AICC
Tecnologia padrão para os sistemas de EAD. É uma coleção de especificações que permitem interoperabilidade, acessibilidade e reusabilidade de conteúdo. Pode ser entregue aos alunos através de qualquer sistema de gerenciamento de aprendizado (Learning Management System - LMS) usando a mesma versão do SCORM.
o Tarefa
Possibilita o professor de criar uma atividade em que os alunos devem enviar um arquivo para correção ou editem um texto, usando as ferramentas de edição habituais, podendo avaliá-lo na rede, incluindo comentários ou mudanças ou ainda postar a descrição da tarefa para que seja feita offline.
É realizada preferencialmente nos modos de "escrita on-line", exclusivo para envio de textos, simples, ou "envio de arquivo único", mais adequado a envio de tabelas, gráficos, imagens, pdfs, ppts, entre outros. Permite ao professor ler, avaliar e comentar as produções dos alunos. As notas ficam disponíveis para conhecimento do aluno e o professor pode exportar os resultados para planilha Excel. Um aluno não poderá ver a tarefa do outro.
luindo comentários ou mudanças ou ainda postar a descrição da tarefa para que seja feita offline.
o URL
È um endereço da Web que contém o tema especificado.
o Wiki
O Wiki é uma ferramenta que possibilita a aprendizagem colaborativa na construção de um texto conjuntamente co os vários participantes inscritos, onde todos podem editar e dar contribuições e/ou revê o texto. Favorece a aprendizagem colaborativa, na medida em que é obrigatoriamente realizado em grupos ou parcerias. Requer o delineamento claro e preciso da proposta de trabalho pedagógico. Pode ser utilizado para a escrita de um artigo científico, por exemplo.
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Vantagens da comunicação assíncrona:
• Favorece maior reflexão e pesquisa antes da postagem.
• Possibilita mais organização do conteúdo e da forma do texto a ser postado.
• Exige expressão correta e clara de idéias.
• Permite aprofundamento de idéias e conceitos.
• Facilita a prática consciente de diferentes funções cognitivas, como: observar, identificar, relacionar, comparar, analisar, inferir, sintetizar, divergir, discordar, generalizar, etc.
• Possibilita o registro do processo de construção do conhecimento.
• Possibilita uma mediação mais direcionada por parte do professor.
O sucesso de um fórum depende muito do tipo de mediação.
Comunicação Síncrona
Termo utilizado em educação a distância para caracterizar a comunicação que ocorre exatamente ao mesmo tempo, simultânea. Dessa forma, as mensagens emitidas por uma pessoa são imediatamente recebidas e respondidas por outras pessoas. Exemplos: ensino presencial, conferências telefônicas e videoconferências. É o oposto de comunicação assíncrona.
Termo utilizado em educação a distância para caracterizar a comunicação que ocorre exatamente ao mesmo tempo, simultânea. Dessa forma, as mensagens emitidas por uma pessoa são imediatamente recebidas e respondidas por outras pessoas. Exemplos: ensino presencial, conferências telefônicas e videoconferências. É o oposto de comunicação assíncrona.
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