ESCOLA: Colégio Estadual Alfredo Dutra.
TÍTULO: ASSIM SE FALA, ASSIM SE ESCREVE.
TEMA: ORTOGRAFIA.
CONTEÚDO: PARÔNIMOS E HOMÔNIMOS (Português).
CONFECÇÃO DE CARTAZES (Ed. Artística).
PROFESSORAS: MARIA IVONE CARNEIRO ARAÚJO – Português.
MARIA DENIZE BEZERRA DOS SANTOS - Artes.
SÉRIE: 6º ano.
TEMPO: 4 aulas de Português e 2 aulas de Ed. Artística.
OBJETIVOS:
- Entender que palavras com semelhanças na escrita e na fala dependem do contexto para serem empregadas corretamente;
- Aumentar o vocabulário que possa falar e escrever de modo coerente e coeso;
- Conhecer e exercitar o significado das palavras adequadamente.
PROCEDIMENTOS:
· Levar os 6 alunos que não sabem manusear o computador para o turno oposto onde o monitor do laboratório de informática irá ensiná-los.
· Pesquisar no blog as palavras:
Abriu e abril, absorver e absolver, aço e asso, acento e assento, afear e afiar, ágil e agiu, apreender e aprender, apressar e apreçar, arriar e arrear, esta e está, bebe, bebê e beber, bocal e bucal, calda e cauda, cavaleiro e cavalheiro, cela e sela, cem e sem, censo e senso, serração e serração, cesta e sexta, cheque e xeque, cinto e sinto, comprimento e cumprimento, concerto e conserto, coser e cozer, costear e custear, descrição e discrição, delatar e dilatar, despensa e dispensa, emergir e imergir, emigrante e imigrante, exportar e importar, flagrante e fragrante, feche e feixe, há e a, houve e ouve, inflação e infração, lista e listra, maio e maiô, mal e mau, mas, más e mais, meado e miado, menos e menos, metro e metrô, nós, nós e noz, obrigada e obrigado, onde e aonde, pais e país, peão e pião, por e pôr, porque e porquê, por que e porquê, sabia, sábia e sabiá, saldar e saudar, sede e cede, sessão, cessão e seção, soar e suar, sobre e sob, tacha e taxa, tráfego e tráfico, traz, trás e atrás, vez e vês, viagem e viajem, vil e viu. (em dupla).
· Sortear as palavras de modo que cada dupla de aluno fique com um par de palavras.
· Buscar na Internet uma gravura que simbolize a palavra. (em dupla).
· Criar e digitar uma frase para cada palavra que simbolize a gravura. (individual, porém Metade da turma em uma aula e a outra metade na aula seguinte). Enquanto isso a professora de Artes estará ensinando o manuseio do print art com os outros alunos para que eles tenham opção de escolher uma gravura na Internet ou criá-la.
· Confeccionar um cartaz para cada par de palavras Homônimas e Parônimas.
· Expor os cartazes no pátio da escola (mural).
· Imprimir o trabalho em forma de livro para que todos tenham o que o colega criou.
DISTRIBUIÇÃO DAS AULAS:
1 e 2: Laboratório de informática para navegar na Internet no blog acima citado.
3 e 4: Pesquisa das palavras e produção de frases de acordo as gravuras pesquisadas.
5 e 6: Confecção e exposição dos cartazes. (atividade desenvolvida na disciplina Ed. Artística)
METODOLOGIA: Pesquisa, navegar na Internet, leitura e escrita, observação.
AVALIAÇÃO: Processual e contínua através da pesquisa feita na Internet, da produção de frases, das ilustrações e da confecção e especialmente pela compreensão da diferença entre as palavras parecidas (parônimas) e as que possuem uma só forma da falar (hômonimas homofonas).
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