quinta-feira, 17 de novembro de 2011

PROJETO: ASSIM SE FALA, ASSIM SE ESCREVE

                                                                                                                                           ESCOLA: Colégio Estadual Alfredo Dutra.

TÍTULO: ASSIM SE FALA, ASSIM SE ESCREVE.                            
TEMA: ORTOGRAFIA.
CONTEÚDO: PARÔNIMOS E HOMÔNIMOS (Português).
                         CONFECÇÃO DE  CARTAZES (Ed. Artística).
PROFESSORAS: MARIA IVONE CARNEIRO ARAÚJO – Português.      
                             MARIA DENIZE BEZERRA DOS SANTOS  - Artes.     
SÉRIE: 6º ano.
TEMPO: 4 aulas de Português e 2 aulas de Ed. Artística.
OBJETIVOS:
  • Entender que palavras com semelhanças na escrita e na fala dependem do contexto para serem empregadas corretamente;
  • Aumentar o vocabulário que possa falar e escrever de modo coerente e coeso;
  • Conhecer e exercitar o significado das palavras adequadamente.
RECURSOS: Computador, Internet, blog http://ivonemaria2.zip.net, seti: klickeducação, cartolina.
PROCEDIMENTOS:
·         Levar os 6 alunos que não sabem manusear o computador para o turno oposto onde o monitor do laboratório de informática irá ensiná-los.
·         Pesquisar no blog as palavras:  
Abriu e abril, absorver e absolver, aço e asso, acento e assento,  afear e afiar, ágil e agiu, apreender e aprender, apressar e apreçar, arriar e arrear, esta e está, bebe, bebê e beber, bocal e bucal, calda e cauda, cavaleiro e cavalheiro, cela e sela, cem e sem, censo e senso, serração e serração, cesta e sexta, cheque e xeque, cinto e sinto, comprimento e cumprimento, concerto e conserto, coser e cozer, costear e custear, descrição e discrição, delatar e dilatar, despensa e dispensa, emergir e imergir, emigrante e imigrante, exportar e importar, flagrante e fragrante, feche e feixe, há e a, houve e ouve, inflação e infração, lista e listra, maio e maiô, mal e mau, mas, más e mais, meado e miado, menos e menos, metro e metrô, nós, nós e noz, obrigada e obrigado, onde e aonde, pais e país, peão e pião, por e pôr, porque e porquê, por que e porquê, sabia, sábia e sabiá, saldar e saudar, sede e cede, sessão, cessão e seção, soar e suar, sobre e sob, tacha e taxa, tráfego e tráfico, traz, trás e atrás, vez e vês, viagem e viajem, vil e viu. (em dupla).
·         Sortear as palavras de modo que cada dupla de aluno fique com um par de palavras.
·         Buscar na Internet uma gravura que simbolize a palavra. (em dupla).
·         Criar e digitar uma frase para cada palavra que simbolize a gravura. (individual, porém Metade da turma em uma aula e a outra metade na aula seguinte). Enquanto isso a professora de Artes estará ensinando o manuseio  do print art com os outros alunos para que eles tenham opção de escolher uma gravura na Internet ou criá-la.
·         Confeccionar um cartaz para cada par de palavras Homônimas e Parônimas.
·         Expor os cartazes no pátio da escola (mural).
·         Imprimir o trabalho em forma de livro para que todos tenham o que o colega criou.
DISTRIBUIÇÃO DAS AULAS:
1 e 2: Laboratório de informática para navegar na Internet no blog acima citado.
 3 e 4: Pesquisa das palavras e produção de frases de acordo as gravuras pesquisadas.
 5 e 6: Confecção e exposição dos cartazes. (atividade desenvolvida na disciplina Ed. Artística)
METODOLOGIA: Pesquisa, navegar na Internet, leitura e escrita, observação.
AVALIAÇÃO: Processual e contínua através da pesquisa feita na Internet, da produção de frases, das ilustrações e da confecção e especialmente pela compreensão da diferença entre as palavras parecidas (parônimas) e as que possuem uma só forma da falar (hômonimas homofonas).

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