PROJETO DE INTERVENÇÃO
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
Curso - Licenciatura em Computação
Disciplina - Pesquisa e Prática Docente em Informática
Docente - Rodrigo Santos de Queiroz
Discente - Maria Ivone Carneiro Araújo
SITUAÇÃO PROBLEMA:
Utilizar o Moodle como recurso educacional para diminuir a repetencia e evasão escolar e especialmente, viabilizar o ensino- aprendizagem através das novas tecnologias.
PALAVRAS-CHAVE:
Moodle; diminuir repetência e evasão escolar; recurso educacional; ensino-aprendizagem.
OBJETIVO GERAL:
Aplicar o Moodle no Colégio Estadual Alfredo Dutra - BA, para que professores e alunos possam interagir durante o ensino-aprendizagem por ser um recurso que descobre-se, inova-se, inventa-se e reinventa-se no processo educacional presencial, semi-presencial e a distância.
OBJETIVOS:
Aplicar o Moodle no processo ensino-aprendizagem presencial, semi presencial ou distância;
Motivar alunos e professores para práticas educacionais renovadoras para que possa diminuir a evasão escolar.
Enriquecer as práticas pedagógicas através do MOODLE por ser um recurso de ensino que torna livremente disponível, uma fonte aberta de aplicativos educacionais;
Acompanhar os avanços educacionais que estimulam e facilitam a aprendizagem , não apenas para os estudantes, como também para os professores;
Ensinar, estudar e analisar a construção de conhecimentos.
Mediar a construção coletiva do conhecimento numa perspectiva de autonomia.
JUSTIFICATIVA:
Diante das novas tecnologias, percebe-se a necessidade das escolas trabalharem com um recurso que atenda a todos, em especial alunos que por motivos superiores não possam estar sempre assíduos no colégio e assim EVITAR A EVASÃO ESCOLAR. E por ser o MOODLE um recurso tecnológico de informação e comunicação inovadora que facilita a interação colaborativa, propicia diálogo aberto às múltiplas perspectivas, cada um de modo individual ou coletivo e especialmente norteia a aprendizagem de forma interessante, servi de apoio aos educadores e educandos no desenvolvimento de uma prática pedagógica mais interativa e virtual que atende os interesse dos alunos, tanto a distância como semi presencial.
PÚBLICO ALVO:
Alunos e Professores.
METODOLOGIA: A Aprendizagem Online e ofline.
PERCURSO METODOLÓGICO:
1. Apresentar o recurso no laboratório da escola;
2. Ensinar como se usa o Moodle;
3. Deixar que a espontaneidade levem todos a aprender a aprender no primeiro momento;
4. Despertar a curiosidade e a vontade fazendo interagir com objetos e pessoas intencionalmente;
5. No segundo momento, aprender e aprender a ensinar o para atender a atender as necessidades da escola e diminuir a evasão escolar;
6. Iniciar o intercâmbio de ensinamentos, a inter-relação professor-aluno, no ensinar e aprender;
7. Exercer o papel de professor e de aluno objetivando aprender ensinando e ensinar aprendendo, reciprocamente.
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
Curso - Licenciatura em Computação
Disciplina - Pesquisa e Prática Docente em Informática
Docente - Rodrigo Santos de Queiroz
Discente - Maria Ivone Carneiro Araújo
SITUAÇÃO PROBLEMA:
Utilizar o Moodle como recurso educacional para diminuir a repetencia e evasão escolar e especialmente, viabilizar o ensino- aprendizagem através das novas tecnologias.
PALAVRAS-CHAVE:
Moodle; diminuir repetência e evasão escolar; recurso educacional; ensino-aprendizagem.
OBJETIVO GERAL:
Aplicar o Moodle no Colégio Estadual Alfredo Dutra - BA, para que professores e alunos possam interagir durante o ensino-aprendizagem por ser um recurso que descobre-se, inova-se, inventa-se e reinventa-se no processo educacional presencial, semi-presencial e a distância.
OBJETIVOS:
Aplicar o Moodle no processo ensino-aprendizagem presencial, semi presencial ou distância;
Motivar alunos e professores para práticas educacionais renovadoras para que possa diminuir a evasão escolar.
Enriquecer as práticas pedagógicas através do MOODLE por ser um recurso de ensino que torna livremente disponível, uma fonte aberta de aplicativos educacionais;
Acompanhar os avanços educacionais que estimulam e facilitam a aprendizagem , não apenas para os estudantes, como também para os professores;
Ensinar, estudar e analisar a construção de conhecimentos.
Mediar a construção coletiva do conhecimento numa perspectiva de autonomia.
JUSTIFICATIVA:
Diante das novas tecnologias, percebe-se a necessidade das escolas trabalharem com um recurso que atenda a todos, em especial alunos que por motivos superiores não possam estar sempre assíduos no colégio e assim EVITAR A EVASÃO ESCOLAR. E por ser o MOODLE um recurso tecnológico de informação e comunicação inovadora que facilita a interação colaborativa, propicia diálogo aberto às múltiplas perspectivas, cada um de modo individual ou coletivo e especialmente norteia a aprendizagem de forma interessante, servi de apoio aos educadores e educandos no desenvolvimento de uma prática pedagógica mais interativa e virtual que atende os interesse dos alunos, tanto a distância como semi presencial.
PÚBLICO ALVO:
Alunos e Professores.
METODOLOGIA: A Aprendizagem Online e ofline.
PERCURSO METODOLÓGICO:
1. Apresentar o recurso no laboratório da escola;
2. Ensinar como se usa o Moodle;
3. Deixar que a espontaneidade levem todos a aprender a aprender no primeiro momento;
4. Despertar a curiosidade e a vontade fazendo interagir com objetos e pessoas intencionalmente;
5. No segundo momento, aprender e aprender a ensinar o para atender a atender as necessidades da escola e diminuir a evasão escolar;
6. Iniciar o intercâmbio de ensinamentos, a inter-relação professor-aluno, no ensinar e aprender;
7. Exercer o papel de professor e de aluno objetivando aprender ensinando e ensinar aprendendo, reciprocamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário